Matrimônio, chamado divino
O mês de agosto é especialmente dedicado às vocações, um tempo para refletir e celebrar os diversos chamados que Deus faz a cada pessoa. O matrimônio não é apenas a união entre duas pessoas. A constituição da família cristã e a transmissão da fé, são um sinal do amor de Cristo pela própria Igreja.
No Catecismo da Igreja Católica podemos compreender melhor o que a Igreja tem a nos dizer sobre este sacramento:
“Deus, que criou o homem por amor, também o chamou para o amor, vocação inata e fundamental de todo ser humano. Pois o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, que é Amor. Tendo-os criado homem e mulher, seu amor mútuo se torna uma imagem do amor absoluto e indefectível de Deus pelo homem. Esse amor é bom, muito bom aos olhos do Criador.”
O mês vocacional é portanto, um tempo propício para que os casais reflitam sobre a profundidade de seu compromisso, renovem seus votos e busquem fortalecer sua união com a ajuda da graça divina. Além disso, é uma oportunidade para que os jovens discirnam seu chamado ao matrimônio, compreendendo que essa vocação é um caminho de santidade e uma forma concreta de viver o amor cristão.
Rezemos juntos neste mês pelas vocações.