São João Evangelista: descubra algumas curiosidades sobre ele

No dia 27 de dezembro a Igreja celebra a memória do discípulo São João, também conhecido como São João Evangelista. Vamos conhecer algumas curiosidades sobre ele!

 

 Pescador de almas

A Bíblia relata que João nasceu em Betsaida, na Galileia, e era filho de Zebedeu e Maria Salomé, que também é apontada como uma das santas mulheres que acompanhavam Jesus. João era irmão de Tiago, o Maior, que também se tornou apóstolo.

João foi pescador antes de se tornar discípulo de Jesus. Ele foi chamado por Jesus para segui-lo junto com seu irmão Tiago, quando estavam pescando no mar da Galileia. Desse momento em diante, passaram a ser pescadores de almas para o Reino de Deus.

 

 Batizado por João Batista

Antes de seu encontro com Jesus, João foi também discípulo de São João Batista, e dele recebeu o batismo.

João estava aguardando ansiosamente a vinda do prometido Messias, até que teve seu encontro com Ele.

 

O discípulo amado

 João foi um dos apóstolos mais próximos de Jesus, ele era o mais novo em idade entre os 12.  Amou Jesus sem reservas, sem medo, e da mesma maneira foi amado pelo seu Mestre e Senhor.

Ele é considerado um dos maiores santos da Igreja e certamente merece o título de “o discípulo a quem Jesus amava”, que é a maneira como ele se refere a si mesmo ao escrever seu evangelho.

 

Sempre presente

 João esteve presente nos momentos mais importantes da vida de Jesus, como a última ceia. Aliás, João foi o único discípulo que esteve aos pés da cruz de Jesus. E na ressurreição de Cristo ele também estava lá.

João também esteve presente na dormição/assunção de Maria, a Mãe de Jesus, cujo corpo glorioso foi levado aos Céus por Jesus.

 

O filho da cruz

 Enquanto Jesus agonizava na cruz , foi a João que Ele se dirigiu e confiou aos seus  cuidados a sua Mãe Maria Santíssima, ao dizer-lhe, “filho, eis tua mãe”.  E desse momento em diante, João assumiu Maria, levou-a para a sua casa, cuidando e amando-a como quem ama e cuida de sua mãe; ao mesmo tempo em que foi cuidado e amado por ela.

  

O autor bíblico

São João escreveu o quarto evangelho bíblico, que leva seu nome, por isso o chamam de “evangelista”. O evangelho escrito por ele é o mais longo e considerado o mais teológico de todos os evangelhos. Ele é escrito em primeira pessoa e apresenta Jesus como o Filho de Deus.

 Além do evangelho, João escreveu três epístolas que também levam o seu nome.  E após Maria ser assunta ao Céu, João partiu para diversas cidades na Ásia Menor.

Depois de um tempo, ele foi exilado para a ilha de Patmos, durante o reinado do imperador romano Domiciano. Durante seu exílio, João escreveu o Livro do Apocalipse. Este livro descreve os acontecimentos que irão anteceder o fim dos tempos.

 

Apóstolo do Amor

 João ensinava a todos a amarem ao Senhor e uns aos outros, cumprindo os mandamentos de Cristo. Por isso, a Igreja deu-lhe o apelido de “Apóstolo do Amor”, porque ele dizia insistentemente que não podemos nos aproximar de Deus sem amor.

Aliás, tanto no evangelho quanto nas três epístolas que escreveu, João fala da importância do amor a Deus e ao próximo.

 

O último apóstolo a morrer

 João viveu até por volta dos 100 anos, mais do que qualquer outro apóstolo. O que significa que por muito tempo ele foi a única testemunha neste mundo da vida terrena de Jesus.

No fim de sua vida, sabendo que seus dias estavam terminando, ele pediu à sua família que lhe preparasse um túmulo em forma de cruz. Em seus últimos instantes, ele mesmo se deitou no túmulo, pediu para que seus discípulos o enterrassem e morreu. Cumpriram seu último pedido com profunda tristeza, envolvendo seu corpo em um pano e cobrindo-o com terra.