A vocação de São Nicolau para a caridade

São Nicolau, foi bispo de Mira, e sua vida foi norteada pela caridade. Ele é conhecido por sua generosidade e amor aos pobres e necessitados. Sua vocação para a caridade é evidente em sua vida e obra, tanto, que seu testemunho foi a inspiração para a criação de um dos personagens natalinos: o Papai Noel.

Vamos saber o porquê e conhecer melhor quem foi São Nicolau!

Infância e juventude

Nicolau nasceu em Patara, na atual Turquia, no século III depois de Cristo. Ele era filho de pais ricos e cristãos devotados. Desde cedo, Nicolau demonstrou um grande amor por Deus e ao próximo.

Quando seus pais morreram, Nicolau herdou uma grande fortuna. No entanto, ele não se deixou levar pelo materialismo ou pelos prazeres da vida e do corpo. Em vez disso, Nicolau usou sua riqueza para ajudar os pobres e necessitados.

A vida religiosa

Nicolau também era um homem de fé profunda. Ele se dedicou à oração e à meditação, e sempre buscava seguir a vontade de Deus.

Em 280 d.C., Nicolau foi ordenado sacerdote, e serviu pastoralmente como sacerdote na Igreja de Mira por muitos anos, durante os quais se destacou por sua dedicação ao seu ministério.

Nicolau era um pregador eloquente e um conselheiro sábio. Com apenas 30 anos de idade, foi ordenado bispo de Mira.

A Caridade em São Nicolau

O padre Nicolau era conhecido por suas esmolas secretas. Ele costumava distribuir dinheiro e alimentos aos pobres à noite, para que ninguém soubesse que era ele.

Ele também ajudou a construir igrejas e hospitais, e a libertar prisioneiros injustamente condenados. Distribuía doces e brinquedos para as crianças.

Uma das histórias mais famosas sobre a caridade de São Nicolau é a do pai de três filhas. O homem era pobre e não tinha dinheiro para pagar os dotes de suas filhas, o que significava que elas não poderiam se casar e seriam forçadas a se prostituir.

Nicolau ouviu falar da situação do homem e, durante três noites seguidas, jogou sacos de ouro pela janela da casa dele. O homem, sem saber de quem era o presente, usou o ouro para casar suas filhas.

O legado de São Nicolau

A caridade de São Nicolau inspirou muitas pessoas a seguir seu exemplo. Ele é um modelo de amor ao próximo e de generosidade. Sua história nos ensina que todos nós podemos fazer a diferença no mundo, se estivermos dispostos a ajudar os necessitados.

 A caridade de São Nicolau é um exemplo de como a fé pode nos motivar a fazer o bem. Ele é um santo que inspira pessoas de todas as religiões e crenças a serem mais generosas e compassivas.

 

São Nicolau e o Papai Noel

 Foi aquele fato no qual São Nicolau jogava dinheiro pela janela da casa de um homem que inspirou a criação do Papai Noel.

A semelhança entre São Nicolau e o Papai Noel é clara. Ambos são homens bons e generosos que gostam de ajudar as crianças. Ambos também são associados ao Natal, já que o dia de sua memória, 6 de dezembro, é próximo ao Natal, e à distribuição de presentes.

Contudo, é importante ressaltar que São Nicolau é um santo real, canonizado pela Igreja Católica, enquanto o Papai Noel é um personagem fictício. No entanto, a história de São Nicolau é a base da lenda do Papai Noel, e ambos continuam a inspirar as pessoas em todo o mundo.