O que São Lucas nos ensina sobre vocação?
É interessante imaginar que São Lucas Evangelista, cuja memória celebramos hoje, 18 de outubro, não viveu na época de Jesus e não conviveu diretamente com Ele, e ainda assim retratou a vida de Jesus com precisão e tornou-se um grande evangelizador do seu tempo.
São Lucas era um homem comum, nascido na Antioquia, Síria, pertencia a uma família culta e de posses, trabalhava como médico e também tinha o dom da pintura e da escrita.
Mas o que esse homem comum tem a nos ensinar sobre vocação?
São Lucas era esse homem cheio de dons e talentos, com uma profissão estabelecida, que soube direcionar sua sabedoria para o Céu.
Esse homem comum, foi evangelizado e deixou-se conduzir pelo Espírito Santo, assumindo o mandato de Cristo de anunciar o Reino de Deus.
Tornou-se um evangelizador nato, assumindo um papel importante nas ações evangelizadoras da igreja nascente em Jerusalém, foi um grande consolo para o apóstolo Paulo e para a igreja na sua época, retratou detalhes da infância de Jesus, pintou a primeira imagem da Virgem Maria, etc.
Olhar para a vida de São Lucas é acreditar que deixar-se tocar pelo Espírito Santo leva a nossa vida a plenitude. Os dons humanos ganham um valor e um sentido a mais quando usados em prol do anúncio de Cristo, quando ofertados a Deus, quando utilizados para evangelizar e apresentar o Reino dos Céus para o homem de hoje.
Que São Lucas nos ensine a direcionar os dons e talentos que Deus nos dá para o Céu, abraçando a vocação de anunciar o Reino de Deus a toda criatura, permitindo que o Espírito Santo realize uma verdadeira transformação e impulsionamento dos nossos corações para anunciar o amor e a misericórdia de Deus que alcança toda criatura.
São Lucas, rogai por nós!