A oração do Rosário e a vocação

O Rosário é uma das orações tradicionais da igreja que possui um significado cristológico bastante rico, ou seja, tem Jesus no seu centro. Vamos entender como surgiu essa oração e o seu valor para a vocação universal e pessoal. 

Rosário: uma arma para mudar o mundo

Foi a própria Virgem Maria que inspirou a oração do Santo Rosário a São Domingos de Gusmão, um frei dominicano, no século XIII. Naquele tempo São Domingos encontrava dificuldade em evangelizar o povo, muitas heresias se disseminavam, roubando a fé cristã.

São Domingos trabalhava com afinco para converter as pessoas que estavam mergulhadas em pecados graves. Quando chegou um momento em que ele não sabia mais o que fazer, decidiu refugiar-se numa floresta para rezar. Ele orou com tanta força ao longo de 3 dias e 3 noites e manteve-se em jejum, nem mesmo água bebia. Suas forças abandonaram completamente o seu corpo e ele desmaiou. Neste momento nossa senhora surgiu em sua mente acompanhada por 3 Anjos. A virgem disse ao frei: “Querido Domingos, você sabe de que arma a Santíssima Trindade quer usar para mudar o mundo?”.  Ele respondeu-lhe “Oh, minha Senhora, vós sabeis bem melhor do que eu, pois depois de vosso Filho Jesus Cristo vós tendes sido sempre o principal instrumento de nossa salvação”.

Então Nossa Senhora disse: “Quero que saibas que a principal arma de combate tem sido sempre o Saltério Angélico, que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim, quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus com a oração do meu Saltério”.

A oração do saltério citada pela Virgem Maria representa o conjunto dos 150 Salmos que eram recitados pelos Freis a fim de fazer súplicas, louvores e agradecimentos a Deus. E quando ela falou da “oração do meu Saltério”, estava se referindo às palavras do Arcanjo Gabriel na anunciação: “Ave Maria…”.  Desse modo, quando pediu a Domingos que recitasse a oração do Saltério, a Virgem Maria estava pedindo ao frei que rezasse 150 Ave-Marias.

Nossa senhora também disse ao frei Domingos: “E ainda melhor farão aqueles que recitarem essas saudações com a meditação da Vida, Paixão e Glória de Jesus Cristo, pois essa meditação é a alma de tais orações”.

E dessa forma nasceu o Santo Rosário com a meditação dos mistérios da vida, paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Surgiu também no coração da Igreja a devoção à Nossa Senhora do Rosário, celebrada em 7 de outubro.

Rosário: coroa de rosas

A palavra Rosário vem do termo em latim “rosariu”, e quer dizer “coroa de rosas”. Portanto, rezar o Rosário é entregar à Nossa Senhora uma rosa em cada Ave-Maria, como sinal de nosso amor, respeito e devoção. Ao final do Rosário, teremos entregado a ela um lindo e perfumado buquê com 150 rosas.

São Luís Maria Grignion de Montfort dizia que cada vez que rezamos uma Ave-Maria, a Virgem Maria louva a Deus por nós com seu canto Magnificat (Lucas 1,46-55).

O Rosário e a nossa vocação

A Igreja nos ensina que a santidade é para todos, é a vocação de todo batizado! E o meio de alcançarmos a santidade é a oração, que nos aproxima de Deus e molda nosso coração com o Dele.

 Portanto, a oração do Santo Rosário, ou o Terço Mariano, que é uma parte do Rosário, é uma ferramenta que nos auxilia na vocação universal à santidade e também na vivência particular de nossa vocação, ou seja, na maneira como servimos a Deus na Igreja, seja como religioso, leigo, consagrado ou sacerdote.

 Rezar o Rosário é caminhar com Jesus em seus sofrimentos a fim de alcançar para nós a salvação. É contar com o auxílio da Virgem Maria, Nossa Senhora do Rosário, em nossas dificuldades. É buscar ser, no coração da Igreja, o amor, assim como desejou Santa Teresinha do Menino Jesus.

 

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!