Entenda mais sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus

O mês de junho é muito especial para os católicos do mundo todo, pois é o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.

Celebrar o Coração de Jesus é celebrar o amor infinito com que Deus amou a humanidade em Seu Filho, com Seu Coração manso e humilde, que arde de amor e compaixão por cada ser humano.

Jesus, ao se encarnar no seio da Virgem Maria, assumiu também toda a condição da natureza humana, com exceção do pecado. E assim, Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, pode ter um coração e sentir emoções. E esse coração, sendo de um Deus, merece ser adorado!

Como ensinou o papa Pio XII: “nada proíbe que adoremos o Coração Sacratíssimo de Jesus Cristo, enquanto é participante e símbolo natural e sumamente expressivo daquele amor inexaurível em que, ainda hoje, o Divino Redentor arde para com os homens”.

A Igreja sempre teve uma devoção muito especial pelo Coração de Jesus, de onde “jorrou sangue e água” (Jo 19,34) na Cruz. O coração na Sagrada Escritura é o símbolo do amor e para simbolizar o amor de Cristo por todos os homens, capaz de dar a Sua Vida para nos resgatar do pecado, nada mais conveniente do que o Seu Coração. 

Tanto que o Apóstolo amado, São João, na Última Ceia, reclinou sua cabeça sob o peito de Jesus e ali pôde escutar seu coração, que batia por amor na hora derradeira (Jo 13,25).

Porém, foi somente após as aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, freira da Congregação da Ordem da Visitação, entre os anos de 1673 e 1675 que essa devoção se espalhou para todo o mundo. 

Para ela, Nosso Senhor revelou Seu Coração, ferido de amor, e fez um pedido: 

‘Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças. Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando neste dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares. E prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada.’

Jesus ainda revelou a Santa Margarida, 12 promessas de Seu Coração para aqueles que fossem devotos e fizessem atos de reparação pelos pecados do mundo todo.

As promessas são: 

  1. “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”.
  2. “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”.
  3. “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”.
  4. “Eu os consolarei em todas as suas aflições”.
  5. “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.
  6. “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.
  7. “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”.
  8. “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.
  9. “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”.
  10. “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.
  11. “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”.
  12. “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”. 

Nesta época começaram as primeiras celebrações em honra ao Sagrado Coração de Jesus, com a presença de Santa Margarida. Mas foi só no ano de 1856, que o Papa Pio IX, atendendo o pedido de Nosso Senhor, estendeu essa festa para toda a Igreja, na segunda sexta-feira depois de Corpus Christi. 

Essa devoção esteve sempre presente na vida de grandes santos, como São João Bosco, que mesmo já idoso, atendeu o pedido do papa Leão XIII e construiu uma grande igreja em Roma, dedicada ao Sagrado Coração e que mais tarde tornou-se a Basílica do Sagrado Coração de Jesus.

Aproximar-se do Coração de Jesus é aproximar-se do próprio Cristo, que não olha nossos pecados, mas como Nosso Salvador, estende seus braços para nos perdoar e nos purificar. 

Que neste dia, você possa pedir ao Senhor para estar dentro de Seu Coração e ali permanecer, colhendo os frutos e as promessas dessa devoção e unir-se totalmente ao nosso Salvador. 

É no Coração de Jesus que encontraremos o amor e a felicidade que tanto buscamos em nossas vidas. É no Coração de Jesus que encontraremos a Salvação!