O mistério da Santíssima Trindade

Nos reunimos hoje para celebrar a Solenidade da Santíssima Trindade, um mistério profundo e central de nossa fé. Nesta data especial, dirigimos nosso olhar e os nossos corações para o Pai, para o Filho e para o Espírito Santo.

Papa Francisco, nos disse certa vez:

“Nesta festa celebramos Deus: o mistério de um único Deus. E este Deus é o Pai e o Filho e o Espírito Santo. Três Pessoas, mas Deus é um só! O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito é Deus. Mas não são três deuses: é um Deus em três Pessoas. Trata-se de um mistério que nos foi revelado por Jesus Cristo: a Santíssima Trindade.”

Ao Pai, atribuímos a grandiosidade da criação e a geração de todas as coisas que existem. Ele é o princípio de tudo. É o Criador amoroso que nos deu a vida e nos sustenta diariamente. Contemplar a grandeza e a sabedoria do Pai nos enche de humildade e de gratidão.

Em Jesus, seu Filho, encontramos a expressão máxima de Deus. Ele é o Verbo Encarnado, a Palavra feita carne, que veio ao mundo para nos revelar o amor e a verdade de Deus Pai.

Em Jesus, encontramos a nossa salvação e redenção. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Através Dele podemos nos aproximar do Pai e experimentar Sua misericórdia e amor.

O Espírito Santo é o Amor eterno que une o Pai e o Filho. É a força ativa que age diariamente em nossas vidas, guiando-nos, confortando-nos e fortalecendo-nos.

O Espírito Santo nos é dado como presente divino, como um auxílio constante em nosso caminho. Ele nos capacita e nos fortalece a viver uma vida de santidade, inspirando-nos a buscar a realização da vontade de Deus, nos ajudando principalmente no discernimento de nossas vocações.

Neste dia, somos chamados a refletir sobre a importância da unidade em nossa vida.

Que assim como Deus é um em Sua essência, Pai, Filho e Espírito Santo, sejamos nós também um com Ele. 

A unidade é essencial para o nosso crescimento espiritual e para testemunharmos ao mundo o amor de Deus; somos convidados a viver em comunhão com nossos irmãos e irmãs, compartilhando o amor e a bondade que recebemos da Trindade Divina.

Que todos os dias, mas hoje de maneira especial, possamos elevar nossa voz em louvor e adoração, rendendo Glórias ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre.

Amém!