Domingo da Divina Misericórdia

O Domingo da Divina Misericórdia é uma festa celebrada pela Igreja no II Domingo da Páscoa.

Este ano, a festa será celebrada no dia 16 de abril e é uma ocasião especial para nos recordarmos sobre a misericórdia de Deus sobre nós.

A história deste dia faz memória à vida de Santa Faustina, uma religiosa polonesa que viveu no início do século XX e teve diversas visões de Jesus, nas quais ele lhe falava sobre a importância da misericórdia divina. Ela registrou essas visões em um diário que mais tarde se tornou a base da devoção à Divina Misericórdia.

Mas você sabe como essa data surgiu?

O Domingo da Divina Misericórdia foi instituído pelo Papa João Paulo II nos anos 2000, mesmo ano em que Santa Faustina foi canonizada.

Em 22 de fevereiro de 1931, Jesus apareceu a jovem religiosa e trouxe uma mensagem de esperança para toda humanidade:

“Ao anoitecer, estando em minha cela, vi o Senhor Jesus vestido com uma túnica branca. Tinha uma mão levantada para abençoar e com a outra tocava a túnica sobre o peito. Da abertura da túnica no peito saíam dois grandes raios: um vermelho e outro branco […]”

“[…] Após um momento, Jesus me disse: “Pinta uma imagem segundo o modelo que vês, e assina: ‘Jesus, em Ti confio’. Desejo que esta imagem seja venerada primeiro em tua capela e depois no mundo inteiro. Prometo que a alma que venerar esta imagem não perecerá. Também prometo, já aqui na Terra, a vitória sobre os inimigos e, acima de tudo, na hora da morte. Eu mesmo a defenderei como Minha glória.”

Esta imagem foi pintada e, desde então, tornou-se uma das mais populares imagens religiosas de todo o mundo.

Devoção à Divina Misericórdia

Jesus, em mais uma de suas aparições para Santa Faustina, diz a ela que é desejo de seu coração que os sacerdotes proclamem esta grande misericórdia que Ele tem pelas almas pecadoras. Ele diz também que o pecador não deve temer se aproximar dEle, pois ardem nEle as chamas da misericórdia que deseja derramar sobre nós.

É por isso que o Domingo da Divina Misericórdia é tão importante para a Igreja: ele é um dia para lembrar que Deus é um Pai misericordioso e está sempre disposto a perdoar, não importa o quão grande seja o nosso pecado.

Como filhos de Deus, devemos ser misericordiosos com os outros, assim como Deus é misericordioso conosco. Somos chamados a ser instrumentos de sua misericórdia, compartilhando o amor e a compaixão não somente com os mais necessitados, mas sim todos aqueles ao nosso redor.

Que possamos no dia de hoje contemplar a Divina Misericórdia em nossas vidas, fazendo memória e vivendo de acordo com a misericórdia de Deus que nos alcança e nos salva diariamente.

Feliz Domingo da Misericórdia!