Santa Inês e a juventude determinada.

O que você suportaria pelo céu? Até onde você iria para honrar o nome de Jesus? Por vezes, colocamos condições para servir, para as vontades de Deus em nossas vidas, e em como vamos nos entregar. Santa Inês vem nos ensinar o exato oposto. 

 

Neste dia 21 de janeiro, homenageamos Santa Inês. Ela, que é lembrada por sua perseverança e pureza na história da Santa Igreja. Desde pequena foi educada dentro da fé cristã e consagrou sua pureza a Deus, mostrando grande propósito. 

 

Com 13 anos, já atraía vários olhares por sua beleza singular. O filho do prefeito de Roma a pediu em casamento, mas ela negou, pois estava consagrada a Deus. Furioso, o jovem a denunciou por ser cristã, num tempo em que os fiéis eram perseguidos. 

 

Foi julgada e condenada a vários castigos, seus pais nada puderam fazer contra o governo de Roma. Não renunciando à sua fé, Santa Inês foi exposta num prostíbulo nua. Com a intervenção divina, uma luz celestial tomou conta do lugar e ninguém foi capaz de tocá-la. Ela se manteve pura até o fim, e não blasfemou contra Deus um minuto sequer.

 

Quando o filho do prefeito tentou lhe fazer mal, o Anjo da Guarda de Inês o feriu e ele morreu. A santinha rezou para que o menino ressuscitasse, e assim aconteceu. Nem com o testemunho do próprio jovem que a havia denunciado foi capaz de cessar a fúria daqueles homens.

 

Por fim, infelizmente Santa Inês acabou sendo morta, e tornando-se mártir, com apenas 13 anos de idade. 

 

Mesmo tão jovem, exposta a inúmeras tentações e dificuldades, além de brutalmente violentada, Inês seguiu em seu propósito. Ela é exemplo e inspiração para nós. Muitas vezes, Deus nos pede apenas confiança, nos pede apenas o sim e a entrega. E, consumidos pelos prazeres carnais, nos negamos a servi-lo, e colocá-lo como centro de nossas vidas. 

 

Ela também nos ensina sobre a importância de uma vida cristã mesmo na juventude. A Santidade é para todos! Ao sonhar com a nossa vida, Deus constrói planos desde o nosso nascimento, até o nosso último suspiro. Nenhum momento de nossa trajetória é desperdiçado, ou esquecido aos olhos do Pai. Como Criador, Ele é apaixonado, e acompanha toda a nossa evolução e crescimento. 

 

A juventude é muito cara para a Santa Igreja, a missão de cada um dos jovens é primordial, com eles, torna-se possível uma fé missionária, que alcança diversas faixas etárias. Eles são testemunho vivo da felicidade que é servir ao Senhor.

 

Santa Inês, rogai pelos nossos jovens e pelo propósito da vida em santidade!