“Na festa do Batismo de Jesus redescobrimos o nosso Batismo” – Papa Francisco

Hoje a liturgia nos traz a recordação de um evento especial. Pela narração de São Lucas, somos contemplados com o dia do batismo de Jesus. 

 

O Senhor escolheu ser batizado, às margens do Rio Jordão, por João Batista, junto dos demais fiéis. Esse evento, na verdade, nos provoca um questionamento: Se Jesus é o Deus vivo, porque Ele foi batizado? 

 

Por um lado, o objetivo era nos dar o exemplo, e ensinar que precisamos viver junto do Espírito Santo, desfrutando de todos os dons que Ele tem a nos oferecer. Por outro, Ele é revelado para o povo como o verdadeiro Filho de Deus, pois nesse momento, o Espírito desce sobre Ele como uma pomba, e uma voz do céu diz: “Este é o meu filho muito amado, com que me agrado”

 

Pelo batismo de Jesus, somos convidados a investir numa vida cristã e junto de Deus, através do sacramento, desde os primeiros momentos de nossa vida. 

 

Como brilhantemente disse o nosso pastor, Papa Francisco, Jesus ao ser batizado, desperta em nós a essência de nosso próprio batismo, no início de nossas vidas. 

 

“Na festa do Batismo de Jesus redescobrimos o nosso Batismo” – Papa Francisco 

 

O sacramento do batismo, em si, tem por função perdoar o pecado original, e as penas consequentes dele. É a partir desse sacramento que iniciamos a nossa vida cristã, e que recebemos os dons do Espírito Santo, aquele que nos santifica e capacita. Na leitura, João Batista já nos dizia: Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo” (Lc 3, 16b)

 

Que hoje, pelas mãos misericordiosas de nosso Senhor Jesus Cristo, possamos pedir esse batismo no Santo Espírito e entender que sem Ele, nada somos e nada fazemos. Que pela celebração litúrgica, possamos também lembrar do nosso batismo, do nosso chamado à santidade e à nossa vocação missionária

Senhor, nos conceda o batismo diário em Seu Santo Espírito!