Você conhece a devoção à Nossa Senhora Menina?

O acesso à informações sobre a vida de Jesus já são difíceis de serem coletadas, mais ainda é no caso de sua mãe, Maria. Em um aspecto geral, ela já não aparece muito na Sagrada Escritura, enquanto cuidadora e mãe amorosa de Jesus. Portanto, a sua infância é um assunto mais desconhecido pelos fiéis.

 

Mas, mesmo com essas dificuldades, existe sim uma devoção à ela, à Nossa Senhora Menina. Não conhecida pela maioria da comunidade católica, são poucos os devotos de Nossa Senhora em sua infância. 

 

Ultimamente os pregadores e padres estão abrangendo mais os primeiros anos de Maria, desde sua concepção milagrosa e do seu desejo, desde pequena, de servir a Deus. Como sabemos, Maria foi concebida por um milagre, visto que seus pais já tinham idade avançada, e especula-se que Sant’Ana era estéril. Juntamente de sua milagrosa concepção, a Virgem foi preservada de toda mancha do pecado.

 

No último dia 21, a Igreja celebrou litúrgicamente a Apresentação de Nossa Senhora no Templo. Nesse evento, os pais de Maria a levaram para o Templo, onde iniciaria a sua caminhada religiosa. E, mesmo ainda muito pequena, com três anos, Maria subiu com imensa alegria os degraus do Templo. 

 

O principal motivo para a linda devoção de Nossa Senhora Menina é o dogma de sua Imaculada Conceição. Maria é imaculada pois é cheia da graça de Deus, sendo que, depois de Deus, não há outra pessoa mais santa que Maria.

 

Em resumo, Nossa Senhora teve uma infância repleta de amor pelo Senhor. Desde sempre, desde sua concepção, Maria se mostrou a escolhida de Deus. Ela foi preparada, guardada e preservada para que a salvação da humanidade fosse possível. 

 

Que hoje, possamos nos inspirar pela pureza e confiança de Maria Menina, que ela interceda pela nossa inocência e por nossos passos no caminho do Senhor. 

Nossa Senhora Menina, rogai por nós!