Dia da Sagrada Família: Como a nossa família pode nos ajudar em nosso processo vocacional?

Nós, como homens, ansiamos por dar sentido à nossa existência. Vivemos em busca de porquês, razões e justificativas que confortem ou definam quem somos, o que fazemos e por qual motivo estamos aqui.

 

A vida cristã, depois do encontro com Jesus ressuscitado, propõe a esse homem desgovernado, uma verdade. Essa verdade é clara: Deus é amor.  E por nos amar, Ele deseja que vivamos o melhor dentro de nossas capacidades. Ele sabe quais são os caminhos, as escolhas, as opções e decisões que nos trarão mais sentido para a nossa existência. 

 

Uma das manifestações desse amor é a vocação. 

 

Ao aceitarmos a vontade de Deus através do cumprimento fiel de nossa vocação, somos seres humanos mais realizados! O chamado de Deus para cada um de nós é único! Mas somente através desse encontro do homem com a verdade de Deus somos capazes de sermos verdadeiramente felizes. 

 

Hoje, no Dia da Sagrada Família, precisamos reconhecer o papel familiar no discernimento vocacional. Jesus, Maria e José são para nós modelos a serem seguidos, exemplos de santidade e de ações. Sim, Jesus é Deus, mas para que Sua missão fosse concretizada, em Seus primeiros anos Maria e José foram essenciais. Essenciais na proteção, na segurança, na educação e na introdução à vida dedicada a Deus. 

 

Portanto, cada lar exerce um papel fundamental na vida missionária dos filhos, irmãos, ou outros familiares. Apresentar Deus no seio familiar pode fazer toda a diferença no processo de busca pela santidade de alguém. 

 

Além do apoio durante o discernimento vocacional! Esse período é muito único, particular e cheio de incertezas na vida de um vocacionado. Ter o apoio e um direcionamento cristão da família facilitam, e muito, o processo. 

 

Através da vocação somos convidados ao autoconhecimento, um ambiente que estimule isso se torna extremamente essencial. Isso não quer dizer que, quem não possua esse apoio não seja capaz de encontrar a sua vocação, muito pelo contrário! Jesus tem a capacidade de extrair dos nossos corações o nosso melhor! Através da Graça, somos capazes de reconhecer-nos como filhos amados de Deus, e amparados por Ele nos casos de necessidade. 

 

Se você deseja conhecer a verdade de Deus para sua vida, nós podemos te ajudar! 

 

Entre em contato conosco e inicie seu caminho vocacional.