O Natal é um encontro!: O ato de caridade em tempo natalino.

A vinda do Menino Jesus se aproxima! Ao entrarmos no mês de dezembro o nosso coração já se alegra antecedendo o nascimento do Salvador. Assim como a família anseia pela chegada de um novo membro, contando os dias e preparando todo o ambiente para recebê-lo, assim também deve ser com o Natal. 

 

E, diante de um nascimento, algo que costuma acontecer também é o encontro! Os entes queridos, os amigos, as pessoas que amamos se reúnem para celebrar esse momento tão especial, de valorização da vida. Esse também é o poder do Natal: o poder de gerar encontro! 

 

“O Natal é algo mais: nós vamos por este caminho para encontrar o Senhor. O Natal é um encontro! E caminhamos para o encontrar: encontrá-lo com o coração, com a vida; encontrá-lo vivo como ele é; encontrá-lo com fé. E não é fácil viver com fé” – Papa Francisco

 

Encontro este não apenas com os nossos familiares, mas também com aqueles que não têm a oportunidade de celebrar o natal de forma digna.

 

“Natal é tempo para transformar a força do medo em força da caridade, em força para uma nova imaginação da caridade. A caridade que não se habitua à injustiça como se fosse algo natural, mas tem a coragem, no meio de tensões e conflitos, de se fazer «casa do pão», terra de hospitalidade”, continua o Papa Francisco.

 

Resumindo, esse período é o momento propício para refletirmos como estamos lidando com o nosso chamado a caridade. Estamos fazendo o possível, a nossa parte para acabar com a desigualdade social? 

 

Que tal nesse mês de dezembro, fazermos planos para colocar a caridade em ação? Distribuir comida, presentear crianças necessitadas, visitas asilos, doar roupas… Todo tipo de boa ação é bem-vindo! 

 

Façamos a diferença no Natal de alguém. Às vezes, o maior ato de conversão que podemos realizar é reconhecer a dignidade humana no olhar de nosso irmão. 

 

Feliz e abençoado Natal a todos!