A santidade hoje é possível?
É tradição da Santa Igreja, no início de novembro, comemorar a Solenidade do Dia de Todos os Santos. Uma celebração onde lembramos aqueles que dedicaram cada segundo de suas vidas às obras do Reino de Deus.
Muitos desses santos, alcançaram a tão desejada santidade através da aceitação ao vocacionado, do seu sim e da entrega total e completa. E em diversas vocações, sejam elas o matrimônio, a vida consagrada, o martírio, ou o missionário.
E, ao lembrar dos membros da Igreja Triunfante, temos o exemplo e inspiração para alcançar a nossa própria santidade. Deus conhece o íntimo do nosso ser, e tem planos particulares para cada um de nós. Nenhum caminho até a santidade é igual, todos temos nossos próprios passos a dar, nossa própria história a escrever, pois somos únicos aos olhos do Pai.
Porém, essa reflexão traz uma questão: A santidade, nos dias de hoje, é possível?
Com tantos estímulos, o pecado nos cercando de todos os lados e com tantas incertezas, é difícil nos mantermos perseverantes. Mas, mesmo com todos esses fatores, a resposta desse questionamento é sim! É possível a santidade hoje.
Um exemplo concreto é o recém beatificado Carlo Acutis, que mesclava a sua paixão pela Eucaristia e pela informática. Ele nos propõe uma prova viva de que sim, os santos de calça jeans e que bebem coca-cola são possíveis.
A decisão não é fácil, perseverar é mais difícil ainda, mas a misericórdia do Senhor nos encontra, e nos relembra do imenso amor que Ele tem por nós.
Todos nós somos chamados a ser santos, Deus deseja e anseia pelo nosso coração junto ao dEle. Escolhamos então pela santidade, amando a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos.
Feliz dia de Todos os Santos!