Mês das Missões e o chamado a servir

Outubro é conhecido, pela comunidade católica, como o Mês das Santas Missões. O tema proposto pela CNBB neste ano de 2022 foi: “A Igreja é missão”, com subtema: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8)

 

Esse ano é bem importante para o movimento missionário no Brasil, pois a Campanha Missionária completa 50 anos de história. O Mês já se inicia com o dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, a padroeira das Missões. Também contemplamos, logo depois, o dia de São Francisco de Assis, um de nossos patronos e inspiradores de nosso carisma. 

 

Somos cativados pelos pilares que São Francisco defende: a humildade, o serviço, a caridade e o cuidado com a natureza. Os ensinamentos e lições do franciscano são infinitos. Porém existem duas frases dele que cabem perfeitamente em nossa missão, e pode trazer uma boa reflexão sobre o como estamos vivenciando nosso Senhor.

 

“Pregue o Evangelho em todo o tempo. Se necessário use palavras” – São Francisco de Assis

 

“Tome cuidado com a sua vida, talvez ela seja o único evangelho que as pessoas leiam”São Francisco de Assis

 

Essas palavras fazem com que repensemos a maneira na qual levamos o amor de Deus aos que precisam vivenciá-lo. São Francisco nos mostra que, na maior parte do tempo, podemos comunicar através de ações. Por um abraço, um olhar sincero, um carinho, um sorriso amigo. Somos chamados a amar cada um de nossos irmãos, e de sermos canal da misericórdia divina. 

 

Que neste mês e em nossas vidas, nós possamos viver nossa missão de batizados de sermos evangelizadores. Sendo membros da Igreja, do Corpo de Cristo, possamos testemunhar nossa fé para levar a Verdade e a conversão a todos os que dela necessitam!

Feliz mês das missões, e que Deus possa nos dar forças para abraçarmos nossas vocações e chamados missionários.