“Antes morrer do que pecar” – São Domingos Sávio

A Igreja, através de seus santos ao longo da história, nos presenteia com tocantes testemunhos. Hoje contemplaremos a linda e inspiradora história de São Domingos Sávio, santo que nos ensina que não existem limites e idades para quando o assunto é o serviço à Deus. 

 

De origem italiana, nasceu no século XIX, em um vilarejo chamado Riva. Sua família era simples, seus pais trabalhadores e tinha dois irmãos. Foi aluno de São João Bosco e fruto da sua maravilhosa pedagogia.

 

João Bosco dizia sobre ele: “de boa índole e muito piedoso”. Já na sua infância demonstrava grande sensibilidade e busca pela santidade. Diversas vezes ia até a Igreja para rezar e ali permanecia, mesmo que estivesse fechada, ele se ajoelhava na frente e ficava em oração.

 

Recebeu o sacramento da Primeira Eucaristia aos sete anos, dizendo com fervor: “Antes morrer do que pecar”

 

Certa vez, seus colegas de colégio encheram com pedras a estufa da sala de aula e acusaram São Domingos. Forjaram todas as provas e ele recebeu uma bronca pública, ajoelhado na frente de todos. No dia seguinte, a verdade veio a toda e São Domingos foi questionado do porque não se defendeu, e ele alegou que tinha que seguir o exemplo de Cristo, que também foi condenado sem culpa e permaneceu em silêncio. 

 

Deixou esse mundo dizendo: “Adeus queridos pais. Estou tendo uma visão linda! Que lindo!” 

 

São Domingos é testemunho vivo, ele é prova de que Deus capacita a todos, e que nunca é tarde ou cedo demais para ouvir o chamado para nossas vocações. Desde criança, demonstrou imensa vontade de aproximar-se de Jesus, seguindo seus costumes, ações e ensinamentos. 

 

Ele nos é exemplo de propósito e conversão, mesmo na infância e juventude. Portanto, a vida dele nos faz refletir sobre a nossa própria vocação. Será que é possível, deixar toda a nossa vida e seguir o chamado de nosso coração, que nos diz para seguir uma vocação sacerdotal e religiosa? 

 

Com total certeza! A Igreja hoje é movida pelas novas vozes, jovens que anseiam pela evangelização do mundo todo. Santos de calça jeans, que cativam outros jovens e testemunhem a alegria que é servir a Cristo. 

 

Hoje, pela história de São Domingos, confirmamos a importância da juventude para a Santa Igreja. 

 

São Domingos de Sávio, rogai por nós e pelos jovens do mundo!00