4 ensinamentos de São João Bosco para celebrar o dia de nosso patrono
Apóstolo de Maria, mentor da juventude e verdadeiro defensor da Igreja Católica, São João Bosco é o nosso patrono e o santo que celebramos hoje, no último dia de janeiro! Conhecido por ser o Padroeiro dos Jovens, o santo deixou para nós um importante legado.
Santo de grande inspiração, Dom Bosco dedicou a sua vida à construção do Reino de Deus e pela conversão de jovens. Seu trabalho impecável é reconhecido até os dias de hoje e ele nos inspira na busca de nossos caminhos à santidade.
Filho de um casal de camponeses analfabetos com uma difícil vida financeira, São João Bosco nasceu em uma pequena vila italiana na região de Piemonte no ano de 1815. Perdeu seu pai quando ainda tinha apenas dois anos de idade, e sua infância foi marcada por grandes dificuldades familiares e financeiras.
Desde muito novo, o santo sentia o chamado para anunciar a fé em Deus para aqueles que estavam à sua volta. Vendo que haviam muitas crianças sofrendo com a pobreza e a falta de moradia, sempre que podia João reunia um grupo de pessoas para apresentar-lhes um teatro ou uma performance de música e depois dar-lhes uma mensagem de esperança e amor, de catequese.
Muitos se juntaram a ele para colaborar com esta importante missão. A Congregação Salesiana (fundada por ele) se espalhou pelo mundo, tornando-se uma das maiores da Igreja! Foram muitos os que encontraram segurança e felicidade, encontraram a fé e foram resgatados.
O santo faleceu no ano de 1888, com 72 anos, mas deixou para nós um admirável legado. Um homem sábio que demonstrou tanto amor e paciência para com a juventude, um instrumento de Deus que levou a tantas conversões.
Para nos auxiliar, separamos 4 ensinamentos de São João Bosco para a construção de nossas vocações, são elas:
1- “Se fizermos o bem, encontraremos o bem nesta vida e na outra”
2- “Conviver com muitos que fazem o bem nos anima sem que percebamos”
3- “Não omitais nunca a visita a cada dia ao Santíssimo Sacramento, ainda que seja muito breve, mas contanto que seja constante”
4- “A caridade suporta tudo. Por isso não haverá verdadeira caridade quem não se dispuser a suportar os defeitos dos outros”
São João Bosco, rogai por nós!